Lula participou da sabatina da Globo na noite desta quinta-feira (15) e recebeu elogios nas redes sociais por sua eloquência, por apresentar posicionamentos claros e diretos e por levar temas importantes ao debate! Mas o presidente não foi o único a conquistar a aprovação de parte do público. A jornalista Renata Lo Prete também recebeu uma enxurrada de elogios no X, antigo Twitter, pela maneira como conduziu a entrevista.
Para muitos internautas, o bate-papo foi respeitoso, firme e muito diferente da sabatina realizada no primeiro turno, quando Lula foi entrevistado por César Tralli e Renata Vasconcellos. Eita!
Durante a conversa, o candidato à reeleição foi questionado sobre a avaliação de seu governo, a redução da maioridade penal em casos de crimes hediondos, entre outros assuntos. Lula apresentou suas posições e, ao falar das dificuldades de comunicação de sua gestão, assumiu a responsabilidade pelo resultado nas urnas.
“Passamos dois anos tentando recuperar esse país e se não consegui me comunicar bem com a sociedade brasileira, a culpa é minha. Nós fizemos muita coisa e lamento que eu não tenha tido a capacidade de fazer o povo entender o que fiz, mas é preciso fazer mais”, afirmou o presidente em um dos momentos.
O petista também declarou ser favorável à redução da maioridade penal para 16 anos em casos de crimes hediondos, mas ponderou que essa não era a discussão prevista na PEC da Segurança Pública.
Do outro lado, Renata Lo Prete conduziu a sabatina com perguntas incisivas, ouviu as respostas do presidente e manteve o tom profissional ao longo da conversa. A jornalista não deixou de abordar temas delicados, mas, para uma parcela dos espectadores, conseguiu cobrar explicações sem transformar o encontro em um confronto pessoal. A postura foi um dos pontos mais elogiados nas redes sociais!
“A postura de Renata Lo Prete sendo TOTALMENTE diferente do Tralli e ela não deixou de fazer perguntas espinhosas ao Lula ou de apertar ele, fez tudo isso com muito respeito e educação até mesmo para interromper, outra coisa viu cara???”, escreveu um perfil no X, ao comparar a condução da jornalista com a entrevista anterior.
Outro internauta destacou a diferença entre os dois encontros. “É muito diferente o jeito que a Renata Lo Prete conduz essa entrevista. Totalmente diferente da falta de preparo que foi o Tralli e a Renata no primeiro turno. Agora realmente é uma entrevista, no primeiro turno parecia um interrogatório”, avaliou.
A comparação com a sabatina de 27 de agosto apareceu repetidamente entre as publicações compartilhadas durante a entrevista desta quinta-feira. Na ocasião, Lula foi questionado por César Tralli e Renata Vasconcellos sobre assuntos como as investigações envolvendo seu filho, Fábio Luís Lula da Silva, o caso do INSS e questões econômicas.
O encontro também teve momentos de tensão, sobretudo quando o presidente criticou a abordagem dos jornalistas e relembrou o episódio do PowerPoint associado à Lava Jato.
Na nova entrevista, parte dos usuários do X avaliou que houve uma mudança significativa na condução das perguntas e na escolha dos temas. “Nossa, mas que diferença ABISSAL da primeira entrevista do Lula pra Globo, com o Tralli no meio, pra essa com a Renata Lo Prete. Entrevista de altíssima qualidade!”, escreveu um internauta.
“Renata Lo Prete está humilhando o César Tralli em todos os níveis possíveis. Uma JORNALISTA é uma jornalista”, disparou outro perfil. Já um terceiro resumiu sua avaliação de maneira direta: “A elegância e a educação da Renata Lo Prete”.
“Finalmente estão fazendo perguntas importantes”, comentou uma internauta, em publicação que também comparou a entrevista desta quinta-feira à realizada no primeiro turno.
O desempenho do presidente também entrou na avaliação dos espectadores. Além de elogiar a condução de Renata Lo Prete, internautas destacaram a capacidade de Lula de responder às perguntas, sustentar suas posições e aproveitar os questionamentos para apresentar argumentos políticos.
“Não que eu tivesse qualquer dúvida, mas a Renata Lo Prete coloca o Tralli e a Vasconcellos no chinelo”, escreveu um usuário do X. Outro elogiou a atuação do presidente e destacou seu jogo de cintura durante a entrevista.
Veja as reações!
Apesar das críticas recebidas após a sabatina de agosto, a mudança de jornalistas já estava prevista pela Globo antes mesmo da repercussão daquele encontro. A emissora já havia definido que Renata Lo Prete conduziria as entrevistas presidenciais em um eventual segundo turno, enquanto Tralli e Renata Vasconcellos ficariam responsáveis pela rodada do primeiro turno. A divisão já constava do planejamento eleitoral divulgado pela Globo em agosto.